terça-feira, 28 de outubro de 2008

Aqui as diferenças são bem-vindas!

Domingo passado, fui fazer o primeiro passeio da Rebecca, após muito tempo sem sair de casa. Ela é de porte médio, deveria sair todos os dias, mas tem muito medo de gente e qualquer barulho mais forte a assusta e paralisa, portanto, precisava pegar um dia gostoso, com sol, em que eu tivesse bastante tempo e ajuda, no caso, do meu namorado.

A Becca é muito grudada no Sky, já não consigo imaginar um sem o outro. Meu namorado pegou a coleira do Sky e eu, da Bé. Demos uma volta enorme no bairro, ela sempre relutante, quando alguém passava perto, ela ficava parada, olhando, se assustava com alguns, com outros simplesmente ficava parada, quieta. Só seguia o Sky. Para atravessar a rua, meu namorado levava o Sky (que não estava nem aí: a rua foi sua casa antigamente) e eu ia com a Rebecca atrás, bem devagar, pois se ela parasse e um carro viesse, seria um problemão tirá-la dali.

Aconteceu que passamos por algumas crianças que brincavam em uma calçada, um deles correndo para lá e para cá. Passei devagar com a Bé, depois do Sky, e quando chegamos no fim daquela criançada, esse que corria para todos os lados veio correndo atrás da Rebecca, parou batendo os pés e voltou. Meu sangue subiu. Tanto tempo para conseguir tirá-la de casa para vir um moleque e assustá-la propositadamente??? Virei para trás, olhei bem para ele, que já estava longe, olhando para mim, e gritei: "Não tem mais o que fazer, moleque? Depois leva uma mordida e aí é o cachorro que é bravo!!!".

Associei a situação à enorme crítica da sociedade, imposta pela mídia, sobre os pitbulls. Quando chegamos perto dessas crianças, antes de passarmos por elas, esse mesmo menino estava falando para uma das meninas: "Olha o cachorro bravo... Você tem medo?" E a menina disse que não. Ele continuou: "E de pitbull?" E a menina: "Claro!".

Claro. É óbvio. Se um poodle, um pastor alemão, um vira-latas morde uma criança, a manchete é: "CÃO MORDE CRIANÇA". Se a raça é pitbull, muda de figura: "PITBULL ATACA CRIANÇA". Essa construção imagética das raças e até dos animais em geral destrói a vida de muitos. Conte quantos pitbulls tenho nesse blog para adoção. Conte todos os outros, entre srd's, poodles e cockers. Vá a um CCZ e pergunte quantos pitbulls tem ali e quantos cães de outras raças tem. A diferença é absurda, absurda mesmo, no sentido mais puro e literal da palavra ABSURDO. A sociedade não precisa estar totalmente envolvida na causa animal, na proteção animal, é só olhar para a frente! Por que todo mundo criticou o filme "Turistas", que fala tão mal do País e que foi passado no cinema, que é um veículo de massa, mas quase ninguém critica o fato de jornais e emissoras de televisão e de rádio - que também são veículos de massa, muito mais acessíveis que o cinema - incitarem tanto o ódio aos pitbulls?

É tão verdadeira essa situação que até eu, que nunca tive medo de animais, cheguei perto do Chicão esses dias, o pitbull da Silvana Mitne que já sofreu muitos maus tratos, e tive medo. Aquele sentimento primitivo, que não sabemos controlar. O cachorro é enorme, está gordo, não aceita qualquer um, mas não porque simplesmente não está afim. Ele reconhece nos humanos uma raça maldita, que já o maltratou tanto na sua pequena vida, que hoje se cansou de aceitar, de tentar, de ter esperança. Porque sim, eles têm esperança.

Graças à Silvana, essa realidade está mudando, mas quantos pitbulls ela já não resgatou que nem ligam se tem gente perto, cachorro perto, às vezes até gato? Já encontrei e soube de muitos pitbulls dóceis pelo caminho e muitos poodles e cockers mais raivosos que qualquer outro cão de porte grande. Cito essas raças pois temos a mania de dizer que são bonitinhos, carinhosos, companheiros, mas não podemos nos esquecer de que não é só o instinto que determina o comportamento de um cachorro. Sua vivência com os humanos é muito mais determinante sobre como ele se comportará daqui para a frente.

Desculpem o desabafo, mas precisava escrever isso. E acabo de ouvir de um colega que "odeia animais". Deveria odiar o ser humano, ser vil e covarde que abandona pequenos e maltrata idosos. Não falo de crianças pequenas e gente idosa, falo desses aqui, ó:






















Um comentário:

wild disse...

Parabéns por este blog, eu defendo os animais até ao fim. A crueldade dos humanos é que não tem fim, desses sim eu tenho medo.
Mais uma vez parabéns pelo blog, só uma grande pessoa pode ter um blog assim!